top of page

Fate - Stay no sofá

  • Foto do escritor: Silézio Luiz
    Silézio Luiz
  • 1 de nov. de 2017
  • 5 min de leitura

Talvez eu deva pensar numa frase de entrada, ou um jargão porque estou tendo dificuldades em começar os textos. Vou tentar fazer como o Sheldon e começar com algo trivial, então, olá! Parece que vai chover hoje!

E já que estamos falando de chuva vamos puxar pra algo que não tem relação nenhuma com o texto de hoje, que é a série Fate. Vou tentar descrever abaixo um pouco das animações e também alguns pontos que me fisgaram nessa animação pra quem sabe você também se deixar seduzir por essa saga.

Ação

Fate Stay Night e Fate Zero são animes de temática adulta, com uma trama bastante elaborada e pesada em certos momentos, mas que ainda conta com os atrativos de uma obra shonen convencional. Ação, ação da melhor qualidade meus amigos. Os combates, perseguições e afins das duas obras rendem frames belíssimos na tela, muito bem coreografados e emocionantes. A animação é feita no 2d tradicional, mas alguns momentos são enriquecidos com computação gráfica, especificamente nos efeitos de iluminação o que torna as duas obras, em animações tecnicamente acima da média. O que é muito bom para o gênero em que se encaixam. O estúdio Ufotable se tornou referência de boas obras, pra mim, junto do já amado Madhouse.

Origens

Aqui é uma bagunça, pois Fate Zero, como o nome denuncia, se passa cronologicamente antes dos eventos de Stay Night, mas tudo começou com a visual novel de Stay Night, que portanto veio primeiro. Visual novel é um tipo de jogo muito apreciado no japão, relativamente parecido com o que conhecemos aqui como adventure point and click, só que com menos interação ainda. A história é narrada na tela do videogame e o espectador em alguns momentos tem interações leves e toma certas decisões. São conhecidas por terem diversas rotas, que se originam conforme as decisões tomadas pelo jogador ou mesmo pelos pontos de vista diversos da narrativa. Assim, para acompanhar os animes temos que levar em consideração que eles se baseiam em rotas também. Há mais dois animes previstos para estrearem em breve adaptando outras rotas e contando portanto outros pontos de vista sobre os mesmos fatos de Stay Night. Fica sugerida então a ordem para assistir da seguinte forma, primeiro Fate Zero, depois Fate Stay Night Unlimited Blade Works (que é a versão mais atual de Stay Night com uma série de alterações).

Mas é sobre o que mesmo?

Falei que os animes são lindos, falei em que ordem assistir, mas do que se tratam. São basicamente um battle royale (que é um mote que eu gosto bastante) de magos. Diversos magos competem de tempos em tempos na Guerra do Santo Graal, um evento onde esses magos devem combater até a morte e o vencedor recebe o Cálice Sagrado com o poder de realizar qualquer de seus desejos. Para "tretarem" entre si, fazem uso de servos, que são invocados através de rituais. Esses servos são espíritos heroicos de outras eras. Assim, no melhor estilo pokemon cada mago tem seu servo que combate dentro de uma classe específica, como lancer ou saber por exemplo, sendo esse "pokemon" uma figura mitológica de respeito como Alexandre o Grande ou o Rei Arthur. E aí há claro uma liberdade poética enorme pois essas personalidades não necessariamente são como conhecemos, pois a história nos presenteia com algumas interpretações diferentes das lendas, algo que vou detalhar com spoilers abaixo.

Os personagens

Todos os personagens em Fate tem uma construção bem pensada, salvo uma exceção que acho grotesca e desnecessária embora ainda esteja dentro do contexto, com suas motivações bem fundamentadas e um desenvolvimento interessante no decorrer das obras. De início os mais carismáticos são os servos e aqui devo destacar a minha querida representante de um futuro TOP 5, a saber, essa da imagem lá em cima.

SPOILERS - Invocada em Fate Zero por um membro do clã/família Tosaka, a servo da classe saber é nada mais nada menos do que o rei Arthur Pendagron (Arthuria). Isso mesmo, o rei Arthur é uma mulher, baixinha e até meio esmirradinha. O que dá um tom todo diferente, pois embora mulher ela carrega muitos traços do Arthur heroico, como o código dos cavaleiros, mas tem um conflito muito grande pela responsabilidade de ter se tornado "Rei" ainda nova e ter que esconder que era mulher pra conseguir o respeito de seus súditos, além de que sendo mulher ela luta de forma diferente do que se espera do possessor da lendária Excalibur. FIM DOS SPOILERS

Todos os servos tem personalidades bem únicas e estão em sua maioria livres das limitações de clichês de animes como tsundere, yandere, etc. E não é raro se pegar odiando um personagem pelo qual você torcia ou amando um personagem que de início você detestava.

Regras

A guerra do Santo Graal, pode ser encarada como um torneio, e isso é um fator interessante para trama pois gera um desafio para os personagens devido às regras do embate e da magia em si. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento das estratégias dos magos e o conflito entre eles e seus servos, pois costuma discordar das estratégias de batalha.

Mas

Apesar do excelente nível técnico, da boa história com suspense, ação e alguns tons sombrios bem empregados, as vezes as obras, especialmente Stay Night caem um pouco de nível no tangente ao desenrolar da história. Ao que parece, em algum momento o autor se perdeu na adaptação da light novel e chega a acontecer de personagens sumirem sem necessidade. Há também a inserção de plot twists inesperados mas mal aplicados e que, ou ignoram regras prescritas fazendo com que estas percam seu peso na trama ou corrompem as mesmas. Somando-se a isso alguns pontos de hiper sexualização de personagens que, a todo tempo são mostradas como protagonistas fortes e de personalidade. Particularmente ocorre uma situação com a Saber que me incomodou bastante em Fate Zero e que eu creio que mesmo eu adolescente ou um espectador já acostumado com certas "japonesices" fique no mínimo se perguntando a razão de tal coisa. Esse conjunto de coisinhas mínimas nessas obras maravilhosas acabou por tirá-las da minha lista de favoritos, pois lá tentei, querendo ou não primar pela qualidade das obras, mesmo que conforme meu gosto e os pequenos percalços de Fate a meu ver não cabem mais numa obra desse porte pensando num mercado ocidental cada vez maior.

Veredito

Sente no sofá amiguinho e deguste dois animes maravilhosos e muito bem executados no geral, bastante acima da média. Ignore o "Mas" meio grandinho que deixei ali em cima e aproveite inclusive os mangás. Depois considere se o "mas" é um "mas" pra você também. Boa diversão.

 

Disponibilidade: Crunchyroll 31/10/2017 / locadora do Paulo Coelho®

Duração: Stay Night 26 episódios/ Fate Zero 25 episódios

コメント


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros (tema)(adaptado). Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page