top of page

Top 7 Séries - Seriado televisivo para os antigos

  • Foto do escritor: Silézio Luiz
    Silézio Luiz
  • 26 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

Sextou que fala né? Então, "topou". Sim, não teve graça. Enfim, "olar você". Hoje vamos sair um pouco dos personagens e falar das obras em si, mais especificamente das "tele-séries" ou "seriados televisivos", sim, estou escancarando a minha idade com expressões de outros tempos. E essa mais do que qualquer outra é uma lista muito pessoal. É muito conteúdo pra listar, com muitas temáticas e faço parte de uma geração que cresceu em frente a tv. Então mesmo gostando de outras coisas, até mais do que de tv e tendo tido acesso a internet ainda jovem, e sempre ter tido video games e outras coisas, em dado momento eu sempre estava em frente a tv. Daí pra puxar série desde antes do costume de maratonar e avaliar o sentimento da época, tudo que eu passei e o que as séries me fazem sentir hoje, é complicado. Então bora lá que eu tenho que liberar vocês para irem no boteco né?

Runners Up

Essas séries só são menções honrosas por eu não ter terminado de assistir. Sim, só por isso. Talvez eu não gostasse tanto se terminasse de assistir, não sei. Enfim.

House

Representando as séries médicas, um gênero que não sou muito adepto. A série do Dr House me conquistou especificamente pelo protagonista em si. Tanto o talento de Hugh Laurie (que também canta, sabia?) quanto a personalidade ímpar criada para o personagem são magnetos me puxando pra série sempre que possível.

Switched at Birth

Esse drama, me atrai de uma forma muito especial pois trata de um tema muito controverso com diversos pontos complicados de se abordar mas que na obra são tratados de uma forma muito delicada e sem alarmismo. A realidade de duas garotas que foram trocadas na maternidade tendo que enfrentar os paradoxos das diferenças entre as famílias após a descoberta da troca. É um drama que te emociona e te pega no colo vamos dizer assim.

Buffy

Sarah Michelle Gellar caçando vampiros. Gente eu sou nerd, e já fui adolescente. Não preciso explicar né? Aqui Joss Whedon veio nos mostrar o quão bem consegue trabalhar coisas "quadrinizáveis" e afins. Ah e eu era apaixonado com a Faith.

Agora sim, o TOP

7 - Um maluco no pedaço

A saga de um garoto negro da periferia cheio de ginga indo morar com os tios num bairro nobre, poderia ser um drama e tanto, embora as vezes seja. Mas no caso, essa comédia se destaca exatamente por ter uma profundidade muito grande além das piadas. Há muitas mensagens aqui por toda a série que além de tudo é competente em ser engraçada também (afinal... né comédia). O carisma e o talento de Will e sua patota só contribuem ainda mais para o arrebatamento dos nossos corações.

6 - Veronica Mars

Kristen Bell (ai ai) vive Veronica Mars uma estudante e detetive particular de uma cidade do interior. Diferente da outras séries com ambientação estudantil, aqui temos uma obra carregada de mistério e revelações e muitos personagens carismáticos e fortes. A jornada de Veronica para descobrir a corrupção do submundo de Neptune se torna ainda mais interessante pelo temperamento da moça e da dinâmica com seu pai um ex policial e agora detetive. Fiquei muito triste com o fim abrupto da série sem um desfecho apropriado para a história.

5 - Arquivo X

A verdade meus amigos, está lá fora. E durante muitos anos sentei na sala com a minha mãe para acompanhar Fox Mulder e Dana Scully investigando os casos mais estranhos, querendo acreditar, querendo querer acreditar. Um clássico, que só não está mais no topo porque talvez, eu digo talvez tenha se estendido demais. A série teve um hiato após 9 temporadas e depois de anos voltou com a premissa de "terminar" tudo que ficou meio que no ar.

4 - That 70s show

Definitivamente uma das séries mais diferentes que já vi no âmbito comédia, com personagens muito marcantes e um texto afiadíssimo. A epopeia de Eric Forman e sua trupe nos anos 70 ainda hoje me rende muitas risadas (com bastante fequência).

3 - Breaking Bad

É curioso saber que Brian Cranston e Aron Paul participaram de Arquivo X, isso não quer dizer nada, mas é legal saber. Porque de certa forma Breaking Bad é também uma busca pela verdade, só que aqui, ela não está lá fora, está dentro dos personagens. E durante a saga de Walter White todas essas verdades vão vindo a tona. Um roteiro muito bom (que te faz torcer por um FDP) com um excelente uso dos climax e personagens memoráveis. Say my name!

2 - Big Bang Theory

Representando as siticons, um gênero que eu acompanho bastante mas até então não tinha amado. A "série do nerds" me ganhou exatamente pela identificação com tudo aquilo, por mais que a história de um Friends da vida seja também fácil de se identificar, o meio nerd, até então ainda era um nicho, meio que longe da realidade. Por mais que haja um grande exagero na forma como retratar os nerds na série. A partir dela muito mais nerds passaram a ter orgulho do que são, e alguns até se descobriram nerds. E meu Deus, esse discurso (lágrimas, lágrimas... palmas! Tocatins inteira!):

Meu abraco a todas as crianças invisíveis.

1 - Battlestar Galactica

Eu queria dizer que Galactica é minha série favorita por ser Sci fi, mas quando me pego lembrando da série, a ficção está tão em segundo plano. Queria dizer que é por toda a parte militar muito bem explorada, mas aí lembro com emoção dos conflitos ideológicos. Então penso, talvez pelos personagens, nossa que aperto no coração, tantas pessoas, pessoas? Mas aí lembro que no fim da série já tinha apreço pelas "torradeiras" também. Um misto de angústia e alívio quando finalmente tudo se encaminhava para uma solução por mais absurda que fosse. Foram diversas noites indo dormir de cabeça quente, sem dormir, pensando, pensando, pensando. Me pegava torcendo pros heróis, mas quem são os heróis? Me peguei também torcendo pelos vilões, mas quem são os vilões? O que é heroísmo? O que é vilania? O que é humano? E o que não é? Acima de tudo o que é necessário fazer? Já falei muito pra um texto de lista então, Galactica será explorado apropriadamente num texto futuro. Mas reina soberana no meu coração. So say we all!

Comments


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros (tema)(adaptado). Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page