top of page

TOP 9? - Personagens femininas - games

  • Foto do escritor: Silézio Luiz
    Silézio Luiz
  • 12 de jan. de 2018
  • 5 min de leitura

"Olar" 2018! Ou só é 2018 depois da folia? Enquanto estamos na prorrogação de 2017, vamos aproveitar para relaxar com mais uma listinha. Essa foi bem complicada de fazer, tantos e tantos nomes. Afinal, temos muitas excelentes personagens nos videogames, especialmente recentemente. Embora tenhamos também um punhado ainda maior de mulher fruta objetificada como em Street Fighter e outras exploradas como pedaços de carne a mostra com justificativas estúpidas (sim, estou falando da Quiet de Metal Gear). Tentei colocar aqui todas as personagens phodas dos jogos que já joguei ou tive uma convivência forte. Assim, não entra por exemplo a Samus de Metroid, pois nem zerei o de Super Nes pra saber que o soldado que vira bolinha era mulher, e tão pouco sei alguma coisa da personalidade dela, só ser uma loira badass linda não serve. Então com isso em mente, vamos a lista.

Runners Up

Comandante Shepard - Trilogia Mass Effect

Entraria no top da lista se não fosse um pequeno detalhe. Se o/a Comandante Shepard é homem ou mulher depende do jogador. No meu caso, usei o personagem masculino e no primeiro título tentei fazer o coitado parecido comigo, nos outros usei o design padrão mesmo. Mas é inegável o carisma da fem Shepard e se nós estamos falando agora livres dos Heapers é porque Shepard nos salvou, e em diversos lugares foi a Comandante Shepard.

Shanoa - Castlevania: Order of Ecclesia

A única protagonista feminina oficial da série Castlevania. Shanoa faz parte da ordem de Ecclesia, que é aparentemente a única capaz de parar o Drácula na ausência da família Belmont. Só não está no topo, pois não zerei esse Castlevania e assim, não sei o desenrolar da história dela.

Kyoko Kirigiri - Danganronpa

Também não entra no top pois não terminei o jogo. Mas sua personalidade misteriosa e suas atitudes calmas diante dos absurdos do urso assassino Monokuma são um charme a parte, diferenciando-a do resto dos personagens, bem mais escandalosos por assim dizer.

Alloy - Horizon Zero Dawn

Sinto estar cometendo uma grandíssima injustiça. Ainda não terminei o jogo, até porque é muito bom, e acabo sempre divagando em vez de prosseguir com a história. Mas Alloy é formidável, a personagem é tão carismática, tão forte, tão cativante que nos primeiros minutos de jogo, ela bebê já tinha me ganhado. Mesmo ela criança cabeçudinha e teimosa. Seu único defeito talvez seja que nos momentos de gamplay ela não demonstra a fragilidade e os conflitos da narrativa. O que Lara Croft faz no Tomb Raider, deixando o gameplay condizente com a narrativa. Mas ainda sinto que estou inventando defeitos para não justificar somente com não terminei o jogo a menção honrosa de uma personagem foda com a qual já tenho mais de 28 horas (sim, tenho esse tempo de jogo e não tenho 20% de jogo completado) de convivência.

Top 10

10 - Morrigan - Dragon Age Origins

Eu conseguiria fazer essa lista só com mulheres da Bioware, e também só com Dragon Age ou qualquer jogo da produtora, mesmo Star Wars Kotor. Mas a Morrigan tem um capítulo especial à parte nessa brincadeira. A misteriosa bruxa da floresta que decide integrar o seu grupo na jornada contra a praga no primeiro épico de Dragon Age, é irritante em diversos momentos, é orgulhosa, é egoísta, mas ainda assim, ela ama seu personagem. É leal, forte, peça fundamental do combate e é uma baita dor no coração quando ela foge (devido a circunstâncias que não revelo aqui por ser spoiler) no final do jogo e na expansão.

9 - Kat - Série Gravity Rush

Simplesmente o ser humaninho mais doce, inocente e puro dos videogames. A inocência da protagonista de Gravity Rush chega a ser infantil. A bondade e altruísmo da moça são tão utópicos que cativam desde os primeiros minutos de jogo.

8 - Cortana - Série Halo

Um dos personagens mais icônicos do mundo dos games, chegando até o mundo real, como a assistente inteligente do Windows Phone (que Deus o tenha) e do Windows 10. Uma relação de amor e ódio pra quem acompanha a relação de Master Chief e sua quase sempre fiel escudeira.

7 - Max Caulfield - Life is Strange

Faz pouco tempo que nos envolvemos na trama temporal de Max Cauflield para tentar salvar sua grande amiga Chloe e com isso ferrar a linha do tempo. Muito sensível, inteligente e determinada, não tinha como ela ficar de fora dessa lista

6 - Elizabeth - Bioshock Infinite

Além de doce e poderosa, é considerada a primeira companheira num jogo a ser realmente útil. Muito astuta e de fato, é tão útil que chega a nos deixar sem graça durante o jogo.

5 - Leliana - Dragon Age Origins

Doce e gentil, ágil e mortal, barda e ladra. Claro que Dragon Age tinha que estar na lista mais de uma vez. Todos os personagens são fantásticos. E Leliana é possivelmente a mais entre as personagens femininas, com um passado misterioso e uma personalidade intrigante é sempre uma integrante fixa da minha party (e olha que já zerei o jogo 6 vezes).

4 - Rise Kujikawa - Persona 4 Golden

A pop idol Rise Kujikawa aparece na trama de Persona 4 já perto do meio do jogo, e chega parecendo apenas uma garota de sucesso com ar meio blasé. Aos poucos vamos descobrindo o quão sensível e legal é a menina e vamos ajudando-a a construir uma forte determinação para enfrentar seus medos, e com isso também melhoramos. Embora minha opção romântica tenha sido a também sensível (e bem tímida) Yukiko Amagi, quando terminei o jogo ficou claro que só não escolhi Rise como companheira do cabuloso Yu Narukami pela chegada tardia da moça a trama.

3 - Liara T´soni - Série Mass Effect

Então você faz parte da raça mais sábia da galáxia, tem expectativa de vida milenar e consegue formar par com qualquer raça e com isso ser a raça mais independente. O que você seria? Um soberbo, arrogante e metido elfo? Ou uma doce (muito), gentil (muito) e dedicada (muito) asari (ah sim, inteligente e poderosa, também muito)? Membro fixo e par romântico em Mass Effect sempre que possível. Ponto.

2 - Lightning - Final Fantasy XIII, XIII 2 e Lightning Returns

Ah, as duronas. Quase uma tsundere. Uma guerreira implacável que não consegue admitir o coração mole. A imagem da determinação, as vezes tola de tão valente. Minha personagem favorita de Final Fantasy. E olha que a saga tem muitas personagens icônicas.

1 - Lara Croft - Série Tomb Raider

Não tem jeito, junto com a Chun Li, essa moça está nas bases não só de personagens femininas em games, mas dos videogames como um todo. Tendo alcançado estrelato longe dos joysticks com diversas incursões em outras mídias, como cinema e quadrinhos, praticamente uma rainha digital da cultura pop. Não tinha como dar errado, arqueóloga, aventureira e com aquele sotaque britânico. Meu primeiro jogo original para pc em big box, foi Tomb Raider 2 Gold, sempre fui fã, e fiquei muito feliz com o reboot da série em 2013, agora com uma Lara mais humana, mais possível e ainda mais cativante, minha heroína maior dos games.

Post Scriptum: Procurando imagens para ilustrar a lista esbarrei nessa da Elizabeth com o Booker Dewitt que foi usada na divulgação do jogo, deixo aqui pra usarem de wallpaper.

Comments


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros (tema)(adaptado). Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page