Violet Evergarden - Primeiras impressões
- Silézio Luiz
- 23 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Violet Evergarden chegou recentemente na Netflix como parte do esforço da produtora de conteúdo em trazer mais obras de anime ao catálogo. É um dos animes mais antecipados da temporada de fim de 2017 e início de 2018 desde o lançamento de seus trailers, onde denotamos uma qualidade visual muito acima da média e que chamou muito a atenção de todo mundo. Segue abaixo um dos diversos teasers.
No momento da publicação desse post o anime tem dois episódios já disponíveis no serviço (contrariando o modelo habitual da Netflix de soltar temporadas inteiras).
O que é?
Algumas pessoas podem ficar desapontadas, pois alguns trailers mostravam bastante cenas de ação, mas Violet Eergarden é um drama. Então não esperem aqui grandes cenas de luta e climax de combate durante os episódios. Violet é a adaptação do mangá de mesmo nome de autoria de Kana Akatsuki, com artes de Akiko Takase e conta a história de Violet, uma garota tratada como arma pelo exército durante a guerra. Seu país vence a guerra e ela acorda no hospital com braços protéticos de metal e separada de seu superior em comando Major Gilbert que aparentemente é a única pessoa que consegue extrair emoções humanas da menina. A história segue mostrando a dificuldade dela de se adaptar ao período pós guerra bem como seu desejo de reencontrar o major.
Narrativa
A narrativa corre de forma lenta no primeiro episódio fazendo certo mistério acerca do paradeiro do major, ou mesmo se ele está vivo. E também temos apenas um vislumbre do que Violet passou na guerra e não temos bem dizer nada contado sobre a origem da menina. Isso se dá pois a narrativa se foca numa primeira instância nos sentimentos da menina e na contextualização da trama e seu ambiente. Já no segundo episódio somos apresentados de forma mais consistente a alguns personagens sobre os quais tivemos um vislumbre no episódio anterior, bem como alguns novos e suas interações com Violet.
Visual
Realmente é uma obra que em se tratando de arte atende as expectativas geradas com os trailers embora possamos ver que para fazer o episódio de aproximados 20 minutos acarreta em algumas perdas em comparação com as cenas produzidas para os trailers. Mas de toda a forma é um anime muito bonito e bem dirigido, com boa câmera e arte. A animação é consistente e bem fluída e aqui mais um ponto positivo para o uso do efeito de timelapse que é a primeira vez que me lembro ser usado num anime, ou pelo menos de forma tão competente e bem elaborada conforme a obra. Fiquei apenas com uma pulga atrás da orelha com certas animações no primeiro episódio no que tange aos movimentos de alguns personagens. Me pareceu que para mostrar o empenho em animar bem cada cena gera alguns movimentos desnecessários ou sem sentido, mas não tive essa impressão no segundo episódio então acredito que isso não seja a regra na série.
Recomendo
Até o momento Violet Evegarden está se provando à altura de suas expectativas, muito bonito e com uma história muito tocante. Fica para os episódios seguintes manter uma cadência acertada na história, resolver alguns mistérios e desenvolver mais a motivação da personagem e seu relacionamento com o major. Já está na linda da Netflix.

Comments